Eventos

ConFAEB
A Federação de Arte/Educadores do Brasil – FAEB - foi criada em 1987 e se constitui na primeira entidade civil para-acadêmica sem fins lucrativos, voltada para a pesquisa e o ensino das áreas de Artes – ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA e TEATRO – em âmbito nacional. Na atualidade, os arte/educadores(as) têm se aproximado da FAEB como associados, fortalecendo assim a Federação  e ao mesmo tempo  propondo maiores responsabilidades  quanto ao debate sobre às demandas do campo da arte e do ensino,  neste  momento. Ao assumir  características mais contemporâneas de comunicação,  diálogo e escuta das narrativas dos  professores  compromete-se  de forma mais sistemática na defesa dos interesses dos profissionais  e da área  junto às autoridades, na resolução de problemas legais ou pedagógicos, além da luta pelo  estabelecimento de diálogo  diante das gestões e construtores de políticas públicas. Reivindica ações e cumprimento de metas na prática, diante dos princípios constitucionais e da legislação educacional, das leis, que regulam o ensino das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro. 
 
A FAEB lidera, desde a sua criação, um vigoroso movimento em favor da presença das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro na educação brasileira, desde reuniões e encaminhamentos com  parlamentares da constituinte de 1988 e com o Conselho Federal de Educação quando da elaboração das diretrizes para o ensino superior e básico,  quanto na luta frente  ao poder público por conquistas que assegurem a qualidade do trabalho E do ensino de  arte  na escola e na sociedade. A FAEB se expandiu e representa o Brasil junto ao CLEA (Conselho Latino Americano de Educação pela Arte), à InSEA ( International Society of Education Through Art), e à OIE (Organização Ibero-Americana de Educação pela Arte), integrando e se articulando a uma rede de entidades internacionais  que almejam o fortalecimento do ensino das linguagens e expressões artísticas no âmbito latino-americano e mundial.
 
A parceria interinstitucional e internacional que é uma das atividades que mais fortalece seus associados é o Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil – ConFAEB, (que é)  um encontro sistemático anual,  nacional, latino-americano e mundial reunindo estudantes, professores, bacharéis, pesquisadores e interessados em ensino e pesquisa em  Artes Visuais,  Dança,  Música e  Teatro. O ConFAEB vem se configurando ao longo da história do ensino das artes no Brasil, como espaço de difusão e fomento de pesquisas que fundamentam e fortalecem as ações político-conceituais nas quatro áreas  que compõem ESSE  campo de conhecimento. Congrega pesquisadores, professores e estudantes que respondem pela docência, pesquisa e extensão nos cursos  de graduação  e nos programas, linhas e grupos de pesquisa na pós-graduação. A partir disso  constitui-se no  espaço de partilhas de projetos, estudos, pesquisas e extensão desenvolvidos na Educação Básica e na educação não formal expandindo o ensino das linguagens e expressões  artísticas em sua complexidade em todos os âmbitos da cultura popular,  erudita,  midiática ou de massa da sociedade contemporânea .
 
A atual diretoria da FAEB, empenha-se em aperfeiçoar os critérios de qualidade das ações que desenvolve junto a seus associados, no que tange aos congressos anuais, publicações científicas e proposições de redirecionamentos de políticas públicas educacionais, culturais de inclusão social, considerando os padrões adotados na atualidade pelos órgãos reguladores. Com caráter inclusivo e democrático, o CONFAEB  constitui-SE também como fórum de formação, quando congrega e agrega professores de Artes Visuais,Dança,Música e Teatro da Educação Básica,  pedagogos da Educação Infantil e Anos Iniciais, estudantes, professores e  pesquisadores  das licenciaturas e dos Bacharelados,  artistas e  gestores culturais que atuam nos  diferentes espaços sociais com as diversas linguagens artísticas. Sabe-se que esta  articulação  em forma espiralada e não hierárquica é  poucas vezes exercida em nossos sistemas de formação, o que nos leva a  reafirmar   o papel que  o CONFAEB desempenha neste processo  compartilhado entre as Universidades, Educação Básica, Comunidades sociais e a sociedade em suas múltiplas dimensões.
 
Com caráter itinerante, os Congressos da FAEB vêm ocorrendo desde 1988 e desde essa data percorrem as principais cidades e capitais do território nacional, sendo acolhidos  neste percurso por diversas instituições de ensino superior. Já foram realizados pela UNB/Brasília, PUCAMP/Campinas/SP, UNICAMP/Campinas/SP, UFRGS/POA/RS, UFPA/PARAÍBA, UFMS/Campo Grande/MS, UFPE/Recife/PE, URCA/CE, UDESC/Florianópolis/SC, UFMG/Belo Horizonte/Minas Gerais, UFG/Goiania/GOIÁS, UFMA/São Luís do Maranhão/Maranhão, IFMA/Maranhão, UNESP/São Paulo/SP,UFPE/Porto de Galinhas/Pernanbuco, entre outras. 
 
Em 2014 pela primeira vez o Estado do Paraná, em especial  a Universidade Estadual de Ponta Grossa através do Departamento de Artes, sediará o II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE/EDUCADORES e  XXIV CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DOS ARTE/EDUCADORES DO BRASIL com expectativa de  recepcionar  800 a 1000 participantes.
Ressalte-se que a universidade conta com a parceria da Fundação de Cultura de Ponta Grossa e com o apoio dos órgãos públicos federais, estaduais, municipais no âmbito da Educação Básica, da Cultura e das Multiculturas. 
A UEPG conclama a todos as instituições culturais, os Cursos de Licenciatura e Bacharelado de Artes Visuais, Música,Dança, Teatro  do Brasil, da América Latina e do Mundo a participarem do Congresso.
Temos a certeza que esse Congresso será participativo e solidário criando impactos sobre a formação e a  ação de professores da Educação Básica à Universidade, pesquisadores da Educação Infantil à Pós Graduação,  dos  bolsistas de Iniciação à Docência e Iniciação Científica, e de gestores públicos e mediadores culturais, educacionais e artísticos.